Roupas

Uma coisa que eu acho muito difícil de desenhar é a famosa capa de herói. Ela é cheia de ondulações, a cada posição do personagem ela acompanha de um jeito único e complicado.

    Mas vamos descomplicar um pouco a situação com algumas imagens que vão ajudar bastante.


    Esses são os dois tipos de capa, a com capuz e a sem capuz. Fazendo uma associação entre capa e tipo de personagem: a com capuz é para personagens mais sombrios ou com poderes de magia. Um exemplo é a Ravena dos Titãs, da DC. E a capa sem capuz é para heróis que geralmente voam (apesar que se heróis existissem e usassem capa, muitos morreriam sugados por turbinas de aviões, ou seja a capa não serve para nada além de enfeite).Um exemplo cássico da capa sem capuz é o Super Homem.


    Observe essas duas outras capas. As duas parecem ser de uma época antiga, mas a primeira seria de uma pessoa normal e a segunda de uma pessoa mais poderosa, um imperador, rei, ou líder. Isso mostra o quanto a capa nos revela do personagem.


    Repare no amasso do tecido próximo ao laço. Isso acontece porque o tecido está sendo puxado. É, na minha opinião, a parte mais complicada de desenhar qualquer tipo de roupa. Nunca esqueça de desenhar esses amassados do tecido pois eles dão idéia de veracidade. Sem eles a roupa parece toda reta, coisa que é impossível de ficar no corpo.


    Três posições de capas acompanhando o movimento do personagem.


    Por último a famosa capa ao vento. Sem muita complicação e com um bom resultado.

    Agora você já tem uma noção básica de alguns movimentos de capas. Mas atenção: em personagens com capa ela é provavelmente a característica que mais chama atenção. Por isso se você for desenhar um personagem de capa, capriche nela!

    Uma dica final: como eu disse desenhar roupas é complicado, mas o macete é aprender com a realidade. Veja ao seu redor a movimentação das roupas, as dobras e amaçados de acordo com o movimento. Veja em revistas, fotos ou no amigão da vizinhança, o Google Imagens ;)
Estou disponibilizando umas imgens de referência para o desenho de mulheres de biquini. Essas imagens servem para duas utilidades: treinar anatomia feminina e ganhar algumas idéias para desenhar mulheres sensuais de biquini.

    Biquines:Uma dica minha para quem quiser ler: todos gostam de ver no desenho, mulheres lindas, maravilhosas, com corpões, etc. Então faça a alegria da galera e desenhe as mulheres acentuando sempre as suas melhores características, como a beleza e a sensualidade. 

    É claro que se você for à praia não irá encontrar somente beldades de biquinis, mas como quem manda no desenho é você e você visa agradar o público, que gosta de ver beldades de biquini, desenhe ...beldades de biquini ;)

    Mas lembre-se, vira e mexe irá acontecer de você ter que desenhar uma mulher não tão formosa. Então treine a perfeição mas não esqueça de treinar também a realidade.

 
  
  
  
 
 Um detalhe essencial que foi dito no vídeo e que não pode ser esquecido: Para desenhar as roupas você já deve ter desenhado a estrutura básica do personagem (o corpo). Não vá desenhando logo de cara as roupas, a não ser que você se garanta ;)  

    Esse é mais um vídeo de autoria de Alaff Matsumoto, desenhista de mangá. Clique abaixo e veja muito mais no seu canal.

Mulheres Variadas, Roupas Variadas

    Esse post é para te lembrar a sempre variar na vestimenta dos seus personagens, tanto masculinos quanto femininos ;)
 
    Aí vai um pouquinho de inspiração para roupas femininas, vinda das personagens da Marvel:


Clique na imagem para ampliar.


Referência de Bermuda, Saia e Calça Feminina

    Essas imagens são ótimas para treinar o desenho das roupas inferiores femininas relacionadas com a posição da personagem.

    Gostei muito das imagens. São ótimas referências que se auto explicam. Observe e treine.

    Só um lembrete: As roupas acompanham o corpo e para cada movimento do corpo existe um movimento específico das roupas. Treine bastante e aprenda a "dança" entre corpo e roupa.




Clique na imagem para ampliar.


Referência de Roupas Femininas

    Você já viu aquele desenho animado ou HQ em que o personagem fica um temporada inteira com a mesma roupa? Cara, isso me dá uma raiva.

    Isso pode ser tratado como falta de tempo para detalhes mais simples, preguiça de sempre criar um traje novo ou até mesmo falta de imaginação.

    É por isso que esse post vai ser uma sequência de imagens de diferentes tipos de roupas femininas. É um arsenal de criatividade vestuária.

    Logo eu postarei outras roupas e não só femininas.